domingo, 15 de dezembro de 2019

15 DEZ 2019 - Nadar contra a corrente

Original escrita dia 15/12/2019 e publicada no perfil do meu Facebook no mesmo dia

Nadar contra a corrente (leiam o texto para entender a foto)


Foto by Silvia Linhares 

Estava eu agora tratando milhares de fotos que produzi no Chile junto com a amiga Claudia Brasileiro e os novos amigos chilenos e fiquei refletindo sobre as imagens que estavam passando na tela na frente dos meus olhos.

Nesse momento desfilam quase 500 fotos dos patos de los torrentes ou "Merganetta armata". Foi um dos momentos mais "tops" do nosso passeio "passarinhístico". Era um casal de patinhos maravilhosos. Eles são pequeninos e seu habitat é sempre um rio com muita correnteza. Os dois possuíam uma força enorme e nadavam pra cima e pra baixo, dominando aquele ambiente de muita turbulência. De vez em quando pousavam numa pedra e se buscavam. Em certo momento nadaram juntos e subiram nas pedras, fazendo um lindo display. Tal foi minha emoção, que sequer prestei atenção no foco da lente e não consegui a foto dos meus sonhos. Eu poderia "cropar" as fotos um pouco mais para mostrar única e exclusivamente a beleza dos anatídeos, mas a força das correntes é tão "absurda" que preferi mostrar a foto como ela foi capturada.

Na hora eu me vi cheia de lágrimas e me afastei dos meus dois amigos e fiquei refletindo sozinha, sentada numa pedra, enquanto observava e fotografava os bichinhos por outro ângulo.

Pensei com meus botões (os da câmera kkkkkkkk): a vida é uma grande correnteza, sempre em movimento, nem sempre ordenados. Nem sempre suaves. Ela nos arrasta por milhares de turbilhões. Somos pequenos como os patinhos, mas somos dotados de força descomunal pra sobreviver neste lindo leito de pedras e águas turbulentas que nos cerca.

Temos muito mais poder do que imaginamos, nadar contra a corrente é um deles. Mas falta-nos um super mega hiper poder: o de controlar o tempo

Deixamos muitas coisas para depois, depois que pode nem mesmo existir. Lotamos a agenda de compromissos, traçamos milhares de objetivos, estamos sempre super ocupados. Sempre correndo contra o turbilhão do tempo. 

Deixamos de lado as coisas mais simples da vida, como observar o que está ao nosso redor. Deixamos de amar e demonstrar mais o que temos no coração, de aproveitar mais, de se arriscar mais, de sonhar mais. Talvez devêssemos esperar menos, se programar somente para o estritamente necessário e deixar a correnteza nos levar e buscar acertar nas opções daquilo que realmente vale a pena.

Nem que vivêssemos mil anos teríamos tempo pra tudo. Imaginem se nossa vida acabasse amanhã, ou mesmo hoje. Então tracei um conselho para mim mesma: ame, faça, viva, hoje e agora, sem inventar problemas ou mesmo se importar tanto com eles.

As pedras sempre se sobressairão nas águas turbulentas e vão servir de repouso para os pés e corpo cansado. E de cima delas poderemos apreciar mais vezes o nascer e por do sol, da lua e das estrelas.

Deixo abaixo um clipe dos Titãs com a música Epitáfio, cuja letra fala muito pra mim neste momento.

(foto e texto by Silvia Faustino Linhares)




*
*
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário