segunda-feira, 22 de junho de 2020

22 JUN 2020 - Dançando pra sair da rotina

 Diário de uma passarinheira em isolamento - 22/06/2020

Rotina de quem #Ficaemcasa - Dançando pra sair da rotina


Hoje é uma segundona. Hora de tocar o dia pra frente. Pensei em todas as segundas que eu já acordei na minha vida. A maioria ou foi para ir à escola ou para ir ao trabalho. Enfim com o tempo, a decisão passou a ser aonde eu iria estar passarinhando. Ultimamente isso também mudou, não por minha escolha, mas pela necessidade do isolamento (ref. Covid-19).

Hoje acordo e penso como será esperar mais um dia passar. Alterno entre o quero fazer, não vou fazer, preciso fazer, depois eu faço. Após o primeiro café, eu decido o que deverá ou poderá ser feito. Nunca antes.  😂😂😂😂


Enquanto uns escolhem pintar, cozinhar, bordar, outros escolhem fazer crochê, tocar um instrumento, cantar. Eu fico maravilhada aqui na minha toca, só curtindo e apreciando essa criatividade toda dos amigos. Uma coisa eu já me conheço: difícil conseguir ficar parada. Não tenho mais as mesmas habilidades de antes. Algumas nem desenvolvi direito. Sim, minha avó me ensinou tricotar e fazer crochê, mas nunca gostei. Aprendi desenhar e pintar sozinha, mas hoje não acho isso interessante. Também aprendi costurar e bordar, mas só faço alguns consertos aqui em casa. Já toquei piano e violão e como não levei muito jeito, desisti.


Escrever eu gosto muito, porém nunca me animei a fazer um livro, embora escreva desde criancinha, tipo diário de menininha, hoje diário de gente grande. É de onde saem esses meus textos. É onde eu falo o que penso, xingo, opino, massacro, condeno, absolvo, amo, desamo, bato, odeio, amo de novo, registro momentos tristes e felizes, e até a curtida e o comentário do crush (esse documento com um print devido à sua extrema importância, pois contra print não há argumento).  😂😂😂😂😂😂😂😂

Mas dentre minhas habilidades atuais e passadas eu tenho que me decidir qual a melhor delas para realizar durante o dia. Enquanto isso o tempo vai passando... e eu escrevendo...

Eu tenho uma fascinação muito grande por algumas coisas, entre elas a passagem do tempo pelas nossas vidas. Ou seria ao contrário? Será que sou eu quem passa por ele? Afinal, ele não é uma reta, ou é? Linha do tempo, coisa e tal ... Ó Dúvida cruel!  😂😂😂😂😂😂😂😂

Eu queria ser a Senhora do Tempo. Ops! Não se trata da esposa de um cara que tem o nome de Tempo, não!  😂😂😂😂😂. Aqui me reporto a uma das minhas séries preferidas chamadas Doctor Who - o Senhor do Tempo - um excêntrico extraterrestre que viaja pelo tempo e espaço numa nave espacial chamada Tardis, cujo formato é de uma cabine de polícia londrina. Ele tenta resolver problemas e corrigir erros, lutar contra injustiças, procurando sempre ajudar as pessoas por onde passa.

Que raio de coisa esse tempo, que a gente, conta, canta parabéns, comemora suas diversas passagens, usa relógio, agenda, cronômetro e até temporizador. Ao mesmo tempo que eu quero que o tempo passe logo e chegue a vacina, e após ela as viagens, os abraços, cafezinhos, choppinhos, passarinhos, beijinhos e etc, por outro eu queria que ele voltasse e tirasse toda a dor do mundo.

O tempo é cruel, às vezes. Se ele fosse uma pessoa, eu ia encher ele de porrada.  😂😂😂😂 porque tem vez que ele não tem dó nem piedade. Quando a gente está fazendo coisa boa, ele passa correndo, na velocidade de um falcão-peregrino ou de um carro de F1 (dá na mesma  😂😂😂). Quando vc está preso em casa, por exemplo como agora, ele se arrasta, não passa. O tempo define tudo, até mesmo o tempo que meus ovos devem ficar no fogo, a propósito, descobri que ovos fritos e torradinhos além do ponto são deliciosos. (leia-se queimados)  😂😂😂😂😂😂😂😂

O tempo tem vezes que se arrasta, porém é ele sempre quem dá as cartas. Desde uma comida ficar pronta, até o tempo que a gente demora para resolver alguma questão pessoal, tipo uma raiva passar, um amor aumentar, um sofrimento acabar. Ele é pai da ansiedade. Depois faço um texto sobre ela. Ele também é impiedoso quando se trata de nos mostrar que não somos tão fortes e nem imunes à sua passagem. Nessa parte ele não tem pudor nenhum em dizer pro seu espelho que você não é mais aquela menininha jovem e sonhadora, mesmo que seu pensamento ainda o seja.

A pandemia me fez refletir ainda mais sobre essa etapa da minha vida. O que realmente é mais importante? As mudanças físicas virem voando junto com o tempo (sim, elas voam, mas não, elas não tem penas, mas sim rugas e cabelos brancos) ou uma cabeça mais estável e equilibrada? Eu prefiro uma cabeça mais estável e equilibrada. Isso me leva a entender a vida, a saber até aonde e o que eu aguento ou não. Mas o principal é manter a mente aberta e sempre aprendendo coisas novas. Pois como li em algum lugar outro dia, ficar velho é deixar de aprender. Por isso está cheio de gente velha com menos de três décadas de vida.

E se tudo é baseado no tempo, quanto tempo será que eu vou levar para terminar esse texto e ele ficar pronto para eu postar? E quanto tempo você vai demorar para ler até aqui e entender o que eu estou tentando dizer? E enfim, a questão principal, o que inventar para fazer nessa segunda-feira e passar o tempo mais rápido?

Num tempo qualquer da minha vida, eu fazia bijuterias e dança (do ventre). Porém, um inesperado AVCi (data que recomecei a contagem da minha idade, pois, de acordo com o médico, eu nasci de novo 😂😂😂😂😂😂) abalou minha mobilidade esquerda causando grande desconforto e frustração em relação a essas duas atividades. Embora a recuperação tenha sido em torno de 90% e não tenha atrapalhado o meu retorno ao trabalho até a conquistada aposentadoria por tempo de serviço, eu tive algumas limitações. Aí busquei outras coisas pra fazer.

Desde então, a fotografia, os passarinhos, as viagens e a escrita tomaram conta do meu dia a dia. Mas nesses últimos meses, não podendo sair pra viajar e fotografar, eu precisei me reinventar. E reaprender é tão prazeroso quanto o primeiro aprendizado.

Abri a "mala do tempo", retirei colares e brincos que algum dia eu mesma fiz e alguns acessórios de dança, inclusive CDs antigos. Então me permiti vestir a roupa de dançarina. Parei em frente ao espelho e me olhei de cima a baixo, achando que eu ia tomar um susto. Mas não, fazia tempo que eu não me via tão bonita, tão cheia de charme, em que pese os muitos fios de cabelos brancos, as rugas que teimam em se sobressair e as gordurinhas que não tem vergonha nenhuma de se expor. Tudo isso agora passou a compor o meu visual, definindo a mulher que hoje eu me tornei. O pior foi ter que por as lentes de contato pra enxergar tudo isso.  😂😂😂😂😂😂😂😂



Puxei das memórias alguns movimentos, a mão esquerda demorou a concordar com o cérebro, mas cedeu aos acordes e se pôs a contorcer-se, primeiro desajeitadamente, assim como o resto do corpo. Depois, aos poucos os encantos da dança foram se instalando e os ensinamentos dos primeiros movimentos começaram a retornar, fazendo o corpo pelo espaço flutuar.

Eu me entreguei à magia dos passos e do compasso ritmado, enquanto minha mente viajava pelo tempo... Ah! O tempo, este fascinante e complexo Senhor. Há um único jeito de pará-lo: por meio da fotografia. E foi com o celular que capturei e congelei alguns desses preciosos momentos.

Conclusão, refletir é algo muito positivo. Escute sempre seus pensamentos. Eles refletem seus sentimentos. Não pretenda ser dono de uma única verdade. Seja capaz de mudar de ideia, de alcançar aquilo que você acha intransponível. Apenas sinta prazer em fazer.

Cada um tem sua própria história. Eu tenho a minha, você tem a sua. Lance um novo olhar sobre a vida e seus eventos, sem tantos julgamentos. Tente seguir leve, já que não podemos mudar o passado, mudemos nossa atitude no presente para conquistar aquilo que o futuro vai nos presentear.

Daqui pra frente, tente, invente, reinvente, se oriente, enxergue de forma diferente. Construa novas bases pro seu futuro. Se conecte. Olhe o lado positivo da vida. Seja seu melhor amigo. Siga em frente com seus sonhos, com suas meninices, simplesmente faça como eu fiz, se olhe no espelho e se encante. Cante! Dance!

Hossam Ramzy - Egyptian Ensemble


*
*
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário