segunda-feira, 21 de junho de 2021

15 ABR 2021 - As aves da minha janela

A pedido dos amigos integrantes do Bando Misto (Giulia D'Angelo, Luccas Longo e Milena Corbo) - 
@bandomisto_ eu compus um texto sobre as aves da minha janela.
(Texto e fotos: Silvia Faustino Linhares)

As aves da minha janela

Nem sempre ficar em casa é prazeroso.
Por vezes, como agora na pandemia, é bem doloroso.
Isso é fato! Que saudade de estar no mato!
De andar na floresta, de ver passarinhos.
De ganhar abraços e doces beijinhos!
Às vezes a solidão nos enlouquece.
Esquece, pensa nos passarinhos, que isso desaparece.


Mas cadê os passarinhos? Hummmm, tem um ali bem naquele galhinho.
Ali, naquela única árvore do jardim, bem pertinho de mim.
Aqui é prédio, 3º andar. Há uma quaresmeira e nelas as aves pousam para me visitar.
Ou seria para me Avistar?
Eu as vejo pela janela. São todas tagarelas, matusquelas ...


 O sabiá-laranjeira faz fi-fi-fíu-fíu-fíu-fíu-fiúu-fiúúu
- Psiu psiu psiu, ei, você me viu? Tem uma minhoca pra me dar?
- Não tenho não, senhor sabiá.
Ele então ajeita as penas, apruma o peito e se prepara pra ir namorar.
- Tchau, mulher bonita, depois volto quando me casar.

sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris)

Esfria, bate um vento vindo do sul.
Olho a janela e escuto um “uú-uú-uú, uú-uú-uú”
Paro tudo e vou ver quem é. Talvez alguém que queira uma xícara de café
Um rolinha está pousada e se contorce com paixão.
É uma “tal pacote” - pacote de feijão? Nãooooo, só “caldo-de-feijão".

Tem complexo de bailarina, faz pose de Ana*, talvez sonhe em ser uma Rolinha-Botafogo.
Hã? Nada disso, ela só que quer eu a fotografe. Então relaxe!
Clic clic clic - Sem chilique.

* Referência Ana Botafogo    

rolinha-roxa (Columbina talpacoti)

Tiu-fiu ti-fi-tie fie-tie-fiu
Eis outro chamado, quem será dessa vez?
Ah! Esse já é freguês.
Chamam ele de sanhaço-cinzento, mas tá mais pra "azulento".
Tem cinquenta tons de azul, pra pantone nenhum colocar defeito.
Seu biquinho redondo parece querer beijar.
Então sua parceira chega e diz pi-ti-ti-pi fi-fi-pi, vamos namorar?
E juntos partem de mãos dadas pelo mundo a passear!

Ai que inveja!!!

sanhaço-cinzento (Thraupis sayaca)

Por fim, minha cabeça volta da lua, eis que chegam os visitantes mais alegres da rua.
Ricos, verdinhos, sempre a tagarelar, parece um bando de moças num shopping a passear.
Deviam se chamar periquitos-alegria, pois nunca vi tanta folia.
Tirica, tiririca, repilica, tilinta, retruca, revida, contesta, questiona, pipirica. 
Bri-Gri-Gri-Bi-tá-bi-gra- gri-gri
- Ei tia, tem quirera aí? A gente tá com fome. 
- Faz comedouro igual na casa do tio Ney, do tio Luccas ou ainda da tia Dani ou tia Milena.
- Eu não posso. Aqui é proibido, mas não conta pra ninguém. 
- Mas não se demorem: vou deixar um tiquinho na janela.
- E obrigada por tornarem a minha vida um pouco mais bela.

Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
E assim vão se os dias, um de cada vez. Assim com meus lindos visitantes, vou mantendo minha lucidez (será mesmo?)


O Passarinho - Casa de Curió

  

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigadíssima meu amigo, fiquei extremamente feliz por ter apreciado.

      Excluir
  2. Bom dia,amiga querida.
    Gostei das rimas e como conduziu a historia.
    Parabéns 🥂🍺🦜

    ResponderExcluir
  3. Rolinha Botafogo! Amei a foto da "Columbina bailarina" Texto deliciosos, como demrpe, fotos lindas

    ResponderExcluir